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Tutorial

O Elastic Journey possui um conjunto de eventos que podem ser disparados seguindo o fluxo no diagrama abaixo.

Siga os passos a seguir para explorar as capacidades do Elastic Journey.

1. Start Conversation

Para iniciar a sessão ou conversa, envie o evento Start Conversation, ele é obrigatório. Clique no botão para iniciar a sessão:

Start Conversation 

A identificação da sessão será criada ao clicar no botão e armazenada no "storage" do browser. Clique no botão novamente para recriar a sessão.

2. Eventos de Conversação

2.1. Identify

O evento Identify permite adicionar identificadores na sessão. Veja os detalhes na documentação do evento. Preencha o campo e clique no botão para enviar esse evento:

Identify

2.2. Call API

O evento Call API indica que ocorreu uma requisição a uma API de negócio. Você pode simular esse evento clicando no botão a seguir:

Call API 

2.3. Interest

O evento Interest é utilizado para sinalizar que o usuário passou por um ponto de um fluxo. Alguns exemplos de fluxo, pode ser a navegação de um site ou um ponto do diálogo entre esse usuário e um bot. Clique no botão para simular que o usuário passou por um ponto de um fluxo:

Interest 

2.4. Interaction

O evento Interaction é associado a alguma interação do usuário com o site, aplicativo ou bot. Por exemplo, pode indicar um clique no link dentro do site, ou escolheu uma opção dentro do aplicativo, ou optou por um item de menu oferecido pelo bot. Clique no botão a seguir para simular esse evento:

Interaction 

2.5. Reaction

O evento Reaction indica uma reação ou outra atividade acionada por uma interação do usuário. Pode ser um envio de SMS para abandono de carrinho ou outro tipo de atividade. Clique no botão a seguir para simular esse evento:

Reaction 

2.6. Transfer

O evento Transfer indica que ocorreu uma transferência da conversa a partir de um bot para um atendente humano ou de atendente para outro atendente. Clique no botão para acionar esse evento:

Transfer 

2.7. End Conversation

O evento End Conversation é obrigatório e finaliza a sessão de conversa. Clique no botão para simular esse evento:

End Conversation 

3. Eventos de Compra

Os eventos de compra ou "shopping" podem ser utilizados em sites, aplicativos ou bots de ecommerce. Eles dependem da sessão de conversa mas não há a necessidade de utilizar todos os eventos de conversa, com exceção do Start Conversation e End Conversation. Esses dois eventos são obrigatórios.

3.1. Add Item

O evento Add Item cria um pedido de compra e, caso o pedido já exista, adiciona um item nele. É necessário definir o atributo session_id e diversos outros atributos, veja os detalhes na documentação do evento.

Add Item 

3.2. Subtract Item

O evento Subtract Item remove um item do pedido. Clique no botão para enviar esse evento:

Subtract Item 

3.3. View Item

O evento View Item indica que ocorreu uma visualização de um item na loja ou clicou em algum link de produto. O evento não está relacionado ao um pedido, portanto pode ser qualquer item de um catálogo.

View Item 

3.4. Checkout

O evento Checkout sinaliza que o usuário iniciou o processo de "checkout" ou a finalização do pedido. Faltando o Payment para finalizar o pedido de fato. Clique no botão para envio o evento:

Checkout 

3.5. Delivery

O evento Delivery complementa o pedido com os dados de entrega, veja mais detalhes na documentação do evento.

Delivery 

3.6. Payment

O evento Payment finaliza o pedido com dados de pagamento, a documentação do evento apresenta mais detalhes. Clique no botão abaixo para acionar o evento:

Payment 

4. Como usar a API

É necessário fazer uma requisição do tipo POST para o endpoint:

https://collector-journey.elasticcode.com.br/api/events?token=<token>

O token é definido por projeto e obtido nos detalhes dele.

O evento possui uma estrutura no formato JSON.